2016年1月12日星期二

MotherBoard

É uma placa de circuito impresso, que serve como base para a instalação dos componentes de um computador, tais como: o processador, memória RAM, Placa de rede, Placa de som, Placa de vídeo, etc.
Designa-se general mente com a expressão “factor de obstrução” (ou factor de forma, em inglês form fator), a geometria, as dimensões, a disposição e as características eléctricas da placa-mãe. A fim de fornecer cartas mães que se podem adaptar a diferentes caixas de marcas diferentes, foram criados padrões:


Factor de formaDimensõesLugares
ATX305 mm x 244 mmAGP / 6 PCI
microATX244 mm x 244 mmAGP / 3 PCI
FlexATX229 mm x 191 mmAGP / 2 PCI
Mini ATX284 mm x 208 mmAGP / 4 PCI
Mini ITX170 mm x 170 mm1 PCI
Nano ITX120 mm x 120 mm1 MiniPCI
BTX325 mm x 267 mm7
microBTX264 mm x 267 mm4
picoBTX203 mm x 267 mm1
Os conectores de entrada/saída
Conetores sobre o painel traseiro



Componentes integrados

A placa-mãe contém diversos elementos embarcados, ou seja, integrados no seu circuito impresso:
  • O chipset;
  • O relógio e a pilha do CMOS;
  • O BIOS,



Chipset 


O chipset (jogo de componentes ou jogo de circuitos) é um circuito electrónico encarregado de coordenar as trocas de dados entre os diversos componentes do computador (processador, memória…). Na medida em que o chipset está integrado na placa-mãe, é importante escolher uma placa-mãe que integra um chipset recente a fim de maximizar as possibilidades de evolutividade do computador.





O relógio e a pilha do CMOS

O relógio tempo real (notado RTC, pour Real Time Clock) é um circuito encarregado da sincronização dos sinais do sistema. É constituído por um cristal que, vibrando, dá impulsos a fim de cadenciar o sistema. Chama-se frequência do relógio (expresso em MHz) ao número de vibrações do cristal por segundo, ou seja, o número de tops do relógio emitidos por segundo. Quanto mais a frequência é elevada, mais o sistema pode tratar informações.


Quando o computador é desligado da corrente, a alimentação deixa fornecer corrente à placa-mãe.


BIOS

O BIOS (Basic Input/Output System) é o programa básico que serve de interface entre o sistema de exploração e a placa-mãe. O BIOS está armazenado numa ROM (memória morta, ou seja uma memória só de leitura), assim utiliza os dados contidos em CMOS para conhecer a configuração material do sistema.

Além disso, as motherboards recentes comportam geralmente diversos periféricos multimédia e rede que podem ser desactivados:
  • Placa de rede integrada;
  • Placa gráfica integrada;
  • Placa de som integrada;
  • Controladores de discos duros evoluídos.



Módulo 8: Análise de Equipamentos Informáticos

没有评论:

发表评论