Os dados podem ter vários tipos, ou seja, um conjunto de valores possíveis para cada tipo.
Inteiro (integer).
Pode ser qualquer valor contido no conjunto de números inteiros, como 1, 300, -14, 5500, 80000, etc. São valores que não têm uma parte fracionária. Alguns exemplos de como definir se um dado pode ser do tipo inteiro:
- Se eu quero definir um número de pessoas em um sistema, um número como 30 é possível. Pelo fato de não existir fração de pessoa, o tipo inteiro parece ideal para esta finalidade.
- Caso seja preciso armazenar em um banco de dados o número de visitas a um site, o tipo inteiro é o ideal, pois não existe meia visita.
Real (float).
Define uma abrangência maior que o tipo inteiro, podendo conter qualquer valor do conjunto dos números Reais, como 8.15, 1.5, -0.15, etc. Como na maioria das linguagens de programação o separador de números de ponto flutuantes (floats) é o ponto, utilizaremos essa sintaxe em nossos algoritmos. Um exemplo de dados que podem ser definidos como Real (float):
- Digamos que um veículo percorreu uma distância entre duas cidades, que foi de 69,3 km. Neste caso, precisamos de valores após a casa decimal para efetuar cálculos, e novamente a melhor escolha parece ser o tipo Real (float)
Lógico (boolean).
Trabalha com valores verdadeiro (true) e falso (false). Também chamado de booleano, este tipo só aceita esses dois valores. No entanto, é utilizado extensivamente em programação. Um exemplo:
- Precisa verificar se um utilizador está ativo ou inativo num sistema que contém todos os funcionário de uma empresa. A resposta também só poderá conter dois valores:verdadeiro ou falso. Não existe utilizador “meio ativo”, nem um utilizador mais ativo que outro; ou está ativo, ou não.
Caracter (char).
É o tipo utilizado para representar um caracter, que pode ser uma letra (a, b, d), um dígito (4, 7, 0), ou um símbolo (&, #, @). Exemplos:
- Numa questão de escolha múltipla o programa pode receber só a letra da escolha do utilizador (ou ‘a’, ou ‘b’, ou ‘d’, etc.);
- Símbolos de operações matemáticas também podem ser utilizados para perceber a intenção do utilizador (+, -, *, /).
A representação de uma palavra, sequência de caracteres, incluindo ou não símbolos. Pode ser uma frase, uma palavra ou um código qualquer. Exemplos:
- O nome de uma pessoa é uma cadeia de caracteres (string), pois contém uma sequência de caracteres.
- A matrícula de um aluno pode ser uma cadeia de caracteres, se contiver, por exemplo: “GRR20071514”.
- Quando trabalhamos com cadeias de caracteres em algoritmos, utilizamos aspas simples (”) ou duplas (“”), diferenciando o tipo cadeia (String) de outros.
没有评论:
发表评论