2016年1月20日星期三

Tipos de dados

Os dados podem ter vários tipos, ou seja, um conjunto de valores possíveis para cada tipo.

Inteiro (integer).
Pode ser qualquer valor contido no conjunto de números inteiros, como 1, 300, -14, 5500, 80000, etc. São valores que não têm uma parte fracionária. Alguns exemplos de como definir se um dado pode ser do tipo inteiro:
  • Se eu quero definir um número de pessoas em um sistema, um número como 30 é possível. Pelo fato de não existir fração de pessoa, o tipo inteiro parece ideal para esta finalidade.
  • Caso seja preciso armazenar em um banco de dados o número de visitas a um site, o tipo inteiro é o ideal, pois não existe meia visita.


Real (float).
Define uma abrangência maior que o tipo inteiro, podendo conter qualquer valor do conjunto dos números Reais, como 8.15, 1.5, -0.15, etc. Como na maioria das linguagens de programação o separador de números de ponto flutuantes (floats) é o ponto, utilizaremos essa sintaxe em nossos algoritmos. Um exemplo de dados que podem ser definidos como Real (float):
  • Digamos que um veículo percorreu uma distância entre duas cidades, que foi de 69,3 km. Neste caso, precisamos de valores após a casa decimal para efetuar cálculos, e novamente a melhor escolha parece ser o tipo Real (float)

Lógico (boolean).
Trabalha com valores verdadeiro (true) e falso (false). Também chamado de booleano, este tipo só aceita esses dois valores. No entanto, é utilizado extensivamente em programação. Um exemplo:
  • Precisa verificar se um utilizador está ativo ou inativo num sistema que contém todos os funcionário de uma empresa. A resposta também só poderá conter dois valores:verdadeiro ou falso. Não existe utilizador “meio ativo”, nem um utilizador mais ativo que outro; ou está ativo, ou não.


Caracter (char).
É o tipo utilizado para representar um caracter, que pode ser uma letra (a, b, d), um dígito (4, 7, 0), ou um símbolo (&, #, @). Exemplos:
  • Numa questão de escolha múltipla o programa pode receber só a letra da escolha do utilizador (ou ‘a’, ou ‘b’, ou ‘d’, etc.);
  • Símbolos de operações matemáticas também podem ser utilizados para perceber a intenção do utilizador (+, -, *, /).


Cadeia de Caracteres (string).
A representação de uma palavra, sequência de caracteres, incluindo ou não símbolos. Pode ser uma frase, uma palavra ou um código qualquer. Exemplos:
  • O nome de uma pessoa é uma cadeia de caracteres (string), pois contém uma sequência de caracteres.
  • A matrícula de um aluno pode ser uma cadeia de caracteres, se contiver, por exemplo: “GRR20071514”.
  • Quando trabalhamos com cadeias de caracteres em algoritmos, utilizamos aspas simples (”) ou duplas (“”), diferenciando o tipo cadeia (String) de outros.



没有评论:

发表评论